Denúncia - Abrigo Casa Lar Mangueira - Estação Primeira de Mangueira encerra Projeto Social e desaloja 15 jovens com deficiências



Há nove anos a Casa Lar Mangueira – Abrigo para Pessoas com Deficiência, oferece atendimento em regime de abrigo a 18 (dezoito) adolescentes e jovens, do sexo masculino, portadores de deficiência: física, mental, psíquica e/ou sensorial, sem referência familiar, com largo histórico de institucionalização. Em parceria com o Governo do Estado, através da FIA – Fundação para Infância e Adolescência, oferece atendimento multidisciplinar, contando com uma equipe de Cuidadores, Técnicos de Enfermagem, Assistente Social, Psicóloga, Fonoaudióloga, Pedagoga e Médico Neurologista. Os jovens freqüentam classes especiais na rede de ensino do Município, participam de atividades esportivas e de lazer na comunidade e, na medida em que atingem um grau de autonomia e socialização satisfatórias, são encaminhados ao mercado de trabalho (atualmente 05 jovens estão inseridos formalmente no mercado de trabalho, inclusive na Rede de Supermercados Mundial).
                A Casa Lar já passou por diversas crises financeiras e administrativas, a cada mudança na Presidência da Estação Primeira, e em todas as transições políticas, que em tanto burocratizam o processo de conveniamento com os órgãos públicos competentes.
                No entanto, há seis meses temos travado uma batalha inglória dentro da própria Estação Primeira, que parece ignorar o sentido do termo cidadania. Uma Instituição mundialmente conhecida pelo maior espetáculo da terra, o Carnaval, e pelo investimento social na educação, esporte, saúde e inserção profissional, através do Programa Social da Mangueira, fecha os olhos às necessidades especiais destes jovens e dos funcionários que se dedicam ao trabalho sem remuneração há 6 meses. Com uma gerência da Escola de Samba bastante controversa e uma administração financeira quase ingênua, a última decisão do Representante Legal, o Presidente Ivo Meirelles foi de que este Projeto deveria fechar, pois só gerava problemas, despesas e muita dor de cabeça, e que sua motivação seria apenas dedicar-se ao carnaval.
                Com a desresponsabilização da Mangueira em acolher os residentes e cumprindo o seu papel de responsável legal pelos jovens, a Fundação para Infância e Adolescência, resolveu providenciar a transferência dos jovens para outras Instituições de Acolhimento. Jovens que residem juntos há mais de 10 anos, que construíram laços afetivos entre si e com toda a equipe. Jovens com histórias de abandono desde o nascimento, de negligência de cuidados maternos, de privações ao longo de transferências de um orfanato para outro. Colecionam agora mais uma história de perda, mais uma deficiência se agregando à tantas outras.
                Pedimos auxílio, seja pela indignação que esta situação de abandono nos provoca, seja pela necessidade de dar voz a essas pessoas excluídas. Se a saída dos jovens de sua Casa é imprescindível, gostaríamos de oferecer ao menos a assistência a todos em uma única unidade, uma Casa que possa acolher a todos, minimizando os efeitos de mais este abandono.

Casa Lar Mangueira – Abrigo para Pessoas com Deficiência
End. Rua João Rodrigues, nº 41 – São Francisco Xavier – RJ/RJ
Diretora: Fernanda Vieira – Tel: 7140-5841 / 8087-2136
Coordenadora: Damiana Montes – Tel: 9987-5294